Search for:
  • Home/
  • Timóteo/
  • Prefeitura de Timóteo investe em coleta seletiva, mas população ainda joga lixo nas ruas

Prefeitura de Timóteo investe em coleta seletiva, mas população ainda joga lixo nas ruas

A prefeitura de Timóteo, em Minas Gerais, vem realizando ações para melhorar a gestão dos resíduos sólidos na cidade. Entre as medidas adotadas, estão a instalação de lixeiras fixas, a distribuição de contêineres em diversos pontos, a criação de pontos de entrega voluntária (PEV) para recolher materiais recicláveis e a contratação de duas equipes que am nos bairros recolhendo esses materiais.

No entanto, apesar dos esforços do poder público, a população ainda não aderiu à coleta seletiva e continua jogando lixo nas ruas, principalmente ao redor das lixeiras e dos contêineres. O resultado são verdadeiros lixões a céu aberto, que causam problemas ambientais, sanitários e estéticos para a cidade.

A coleta seletiva é um sistema que separa os resíduos em diferentes tipos, de acordo com o seu potencial de reciclagem. Os materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, são encaminhados para cooperativas de catadores ou empresas especializadas, que os transformam em novos produtos. Já os materiais orgânicos, como restos de comida, podem ser compostados e virar adubo. Os materiais não recicláveis, como fraldas, absorventes e embalagens contaminadas, devem ser destinados ao aterro sanitário.

A coleta seletiva traz benefícios para o meio ambiente, como a redução da poluição, da emissão de gases de efeito estufa, do consumo de recursos naturais e da geração de lixo. Também traz benefícios sociais, como a geração de renda e emprego para os catadores, a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida da população. E ainda traz benefícios econômicos, como a economia de energia, de água e de espaço nos aterros, a diminuição dos custos de transporte e de tratamento dos resíduos e o aumento da vida útil dos equipamentos públicos.

Timóteo espera que, com a coleta seletiva, a cidade possa se tornar mais limpa, mais bonita e mais sustentável. Mas, para isso, é preciso que cada cidadão faça a sua parte e colabore com o meio ambiente. Afinal, o lixo que você joga fora hoje pode voltar para você amanhã. Pense nisso.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios